sexta-feira, 6 de junho de 2008

DOE VIDA



Você é doador de medula óssea?


EU SOU


Seja você também um doador...

Ajude a salvar vidas...


Quem precisa?


Pessoas portadoras de leucemia - que é o câncer no sangue - e portadores de doenças do sangue.


O que precisa para ser um doador de medula óssea?


Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar Medula Óssea. Esta é retirada do interior de ossos da bacia, através de punções e se recompõe em apenas 15 dias.

Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.

É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos Hemocentros de cada Estado. Procure um Hemonúcleo mais próximo de sua residência e informe-se


Qual o procedimento?


Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (10ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais. Seu sangue será tipado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído em nosso cadastro. Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada. Se você for compatível com o paciente, outros exames de sangue serão necessários. Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir quanto à doação. Seu atual estado de saúde será então avaliado.

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias, após a doação, pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.


A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo.

Doe....



0 comentários:

Template by:
Free Blog Templates